Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 5 de novembro de 2016

PARKLET CHEGA SEM AVISO E CAUSA POLÊMICA EM VILA VELHA!

E os parklet chegam em terras capixaba!
Primeiro parklet de Vila Velha, na Praia da Costa: opiniões divididas pela falta de informação da proposta. - imagem PMVV.
Como qualquer novidade em terra tupiniquim traz sempre certa polêmica, o parklet montado na Praia da Costa, em Vila Velha, não escapou da reação incompreendida dos nativos que circulam pela calçada.
.
De certa forma tal polêmica justifica-se pela falta de informações ou divulgação das discussões para regulamentação dessa moda mundial. Além disso, com falta de vagas para estacionamento pela cidade a ocupação de duas para esse fim causa certa revolta e incompreensão.
.
Mas afinal, o que são parklets?

Na verdade são pequenas praças construidas em espaços ociosos, ou não aproveitados. Inicialmente surgiram em áreas de estacionamento, como extensões das calçadas, em San Francisco (E.U.A), objetivando a criação de ambientes agradáveis para pedestres e ciclistas. Em geral a construção é feita por pessoa jurídica ou física embora sejam espaços públicos. Hoje tornou-se uma tendência mundial e no Brasil foram introduzidos pela ONG Instituto Mobilidade Verde que, em 2013, presenteou os paulistano com essa moda. Atualmente nem só de vagas de estacionamento "nascem" os parklets.





Por que a polêmica?

Como a iniciava é do setor privado, ou de pessoas físicas, que ocupam uma pequena área publica, uns acham discordam dessa "ocupação" privada de um espaço público. Outros já compreendem mais facilmente a proposta, não vendo problema algum do aproveitamento de uma pequena área publica ociosa, pelo setor privado, para uso público.
.
Bem, o objetivo é criar, pelas cidades, ambientes agradáveis, estilosos, bem decorados ou temáticos e criativos para o convívio social ou, simplesmente, para um descanso confortável. 

Em Vila Velha os parklets foram regulamentados pela prefeitura e o primeiro fica em frente a hamburgueria Golburger e possui um estilo underground, projetado pelo escritório de urbanismo e arquitetura Palete Parque.   
 
O aconchegante e convidativo espaço, cuja arquiteta Priscila Ceolin possui o registro de responsabilidade técnica, possui grafites, hortas com temperos, flores, bancos e mesas para uma interação e convívio harmonioso e agradável.

Legalmente qualquer cidadão interessado, ou empresa, poderá instalar um desde que preencha os requisitos legais (normas técnicas, etc), arque com os custos de implantação, manutenção...

Quer ter o seu parklet?

Interessados em construir um parklet, deixando claro que é sem direito de posse, poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (SEMDU). 

Este mês, outubro, a  Prefeitura de Vitoria regulamentou a instalação de parklets pela cidade, em áreas de estacionamentos. Pelo jeito, mais polêmicas virão!

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite,

Gostaria de uma retificação da reportagem.
O projeto não é da arquiteta Amanda Leão, e sim do escritório de urbanismo e arquitetura Palete Parque, no qual a arquiteta Priscila Ceolin, possui o registro de responsabilidade técnica emitido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES). Favor corrigir os créditos.

Sítio Casarão disse...

Palete Parque, agradecemos pela correção, visita e pelo belo trabalho desenvolvido.

Ádson Lima
Administrador do Blog.

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...