Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SEGUNDA CAMINHADA EM JESUS DE NAZARETH!

Para quem perdeu a oportunidade de fazer uma bela caminhada pelo Bairro Jesus De Nazareth, o AVES - Aventureiros do ES está programando uma nova caminhada para o dia 15 de junho.

A última, também organizada pelo  AVES - Aventureiros do ES, aconteceu no dia 10 de maio e reuniu mais de 90 andarilhos que se encantaram com as belas paisagens que se avista do morro, com a história da comunidade e com pontos de referência gastronômico e culturais do local.
 
O passeio tem como guia Fernando Martins, morador do bairro, que com muita eficiência, conduz os andarilhos pelas ruas, becos, rampas, escadarias e trilhas. 

Par confirmar presença nesta nova caminhada, acesse a página do evento clicando AQUI!
Fernando Martins (de branco), guiando os andarilhos: muitas histórias e orgulho do bairro!


O BAIRRO JESUS DE NAZARÉ


O bairro encontra-se ao sul da capital (Vitoria) atrás do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo e próximo do Clube de Natação e Regatas Alvares Cabral. Sua ocupação teve início na década de 50 e ocorreu por conta da necessidade de moradia, baixa renda familiar e pesca abundante para sobrevivência. Situações que, com exceção da pesca, são bem atuais.


Foto de Odair José.

O nome Jesus de Nazaré surgiu em em 1966, inspirado na religião do presidente do bairro na época, Sr. João Padilha. Antes o bairro fazia parte de Bento Ferreira.


Passeio divertido e com belas paisagens.
A ocupação do morro não foi pacífica e os primeiros ocupantes enfrentaram confrontos com policiais, presenciaram a expulsão de parentes e amigos, “barracos” sendo derrubados e incendiados e a morte de um dos ocupantes, na sua defesa por um pedaço de terra para edificar seu lar. Tal fato fortaleceu a luta e, de individual, tornou-se coletiva em defesa da permanência e legalização da área ocupada.



Hoje, Jesus de Nazaré é um bairro consolidado, lugar de gente simples, que abrem os braços para o turismo. Morada de Maria Rosângela Moura Nascimento, maratonista; de Fernando Martins Junior, atleta guia do campeão paraolímpico Ernesto Mendonça; de Armando, carpinteiro naval que ajudou na construção da Caravela Espírito Santo, naufragada no descaso do poder público; da Banda Prumar, formada por quatro amigos do bairro, com vertente maior para o reggae; do Bloco da Pelada, que anima o carnaval no bairro e de Chico Lessa, ilustre compositor e interprete capixaba, autor de “Nazaré, Morro vivo”, homenagem singela que fez ao bairro onde vive a ama. Aliás, ele investe na construção de uma pousada que, futuramente, abrirá suas portas para quem desejar vivenciar, com mais tempo, o bucolismo, a gastronomia e o paisagismo da comunidade.
Prontos para novas aventuras!
Bar do Bigode
Rua Helena Muller, 30 – Escadaria Clemente Veiga da Costa
Funcionamento: Terça a Domingo, das 11h às 17h (fecha seg.)
Tel: 3345-6334

Música “Nazare, Morro vivo”

Autor: Chico Lessa
Interprete: Andrea Ramos
CD: “Andrea Ramos canta Chico Lessa”

Bar Casa Verde
Rua Boa Vista, nº 76 (Ponto final do ônibus)
Funcionamento: de quarta á sábado, das 18h às 23h / Domingo p/almoço, das 11h às 16h.
Cel.: 9-9861-5454 Tel.: 30142498

Banda Prumar

Conheça a banda e curta suas músicas!
Clique AQUI!

Bar do Pedro (sua festa na laje!)
Cel.: (27) 9-9758-5915 – Falar com Fernando.

Tour/Caminhada no Morro Jesus de Nazareth
Guia: Fernando Martins
Informações: (27) 9-9758-5915


Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...