Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 27 de julho de 2014

O RESGATE DA ESSÊNCIA HUMANA: O QUE TEMOS A VER COM ISSO?!



O artigo da poetisa Kátia Storch, publicado hoje, em A Tribuna, é um chamamento para a reflexão do papel do cidadão diante das insatisfações com a corrupção que prejudica a nossa qualidade de vida. Destacamos um trecho que resume bem o artigo e que revela a condição omissa, indiferente e passiva, do povo, diante do caos social que vivenciamos:


"...rever os valores e ir à ação, com dignidade e respeito pelo próximo."


Isso é NECESSÁRIO e FUNDAMENTAL para termos um país mais justo. É aquela mudança que tanto ouvimos falar e que afirmamos desejar. A omissão, o ego, a vaidade, a indiferença, o individualismo estão presentes, a cada dia e de forma dominante, nos cidadãos.

Todos querem mudanças, pelo menos todos dizem isso. Infelizmente a maioria acomoda-se no discurso ou no sofá. Temos como responsabilidade deveres a cumprir e a participação, fiscalização e manifestação no processo político são partes dessa. 


Ser cidadão é um dever! 

A luta pela ética e políticas igualitárias e humanas não pode ser desprezada, pois é de interesse de todos os cidadãos, com objetivo de beneficiar toda a sociedade, sem prejuízo e injustiça. Na prática, percebemos que muitos se beneficiam desse belo discurso para se promoverem politicamente ou profissionalmente. As insatisfações e indignações proferidas não condizem com a prática. Esses oportunistas recheiam seus currículos tornando-os, aos olhos dos que estão fora do processo, “nobres cidadãos” ou “grandes personas”, embora sejam o “câncer” que destrói a sociedade: de cidadãos de bem, passam a ser mantenedores e fomentadores da corrupção.



Expatriar nossos problemas delegando essa responsabilidade e compromisso apenas para os que conduzimos ao poder é como “entregar o ouro para o bandido” ou “o galinheiro para as raposas”. Assim, fechar os olhos para a administração pública é abrir mão dos nossos direitos e obrigações, fundamentais para a nossa qualidade de vida e, até mesmo, nossa digna existência humana. 

No entanto, VOCÊ, que permanece no sofá, contribui com a permanência de “velhos militantes oportunistas” no poder que já se renderam a politicagem e a defendem para garantir cargos comissionados ou receber verbas públicas para projetos que, nas entrelinhas, não são sociais e sim de “projeção pessoal oportunista”.



É nosso dever participar efetivamente do desenvolvimento político de nosso município, estado, país. Aqui saldamos os coletivos e pontos de cultura que realizam ações culturais, a maioria sem apoio ou incentivo da gestão pública e com recursos próprios e modestos. Eles são movidos pela boa vontade e bom senso tornando realidade o que nos parece impossível e são conduzidos, em geral, por grupos de jovens que demonstram mais comprometimento e responsabilidade social do que os “velhos militantes” que só sabem sustentar seus discursos e que, no fundo, se renderam a politicagem defendendo-a para se manterem nos cargos comissionados ou receber verbas públicas para projetos que, nas entrelinhas, não são sociais e sim de “projeção pessoal oportunista”.

A democracia igualitária depende de nossa participação, envolvimento, ação... Isso faz parte da sua coexistência que devolve a sociedade uma administração inteligente e voltada para o desenvolvimento social, o progresso. Assim, RESGATEMOS o que mais temos de nobre: a nossa “ESSÊNCIA HUMANA!”

DÊ SUA PARTICIPAÇÃO... 


 
Kátia Storch Mountinho tem uma página de poesias no Facebook

2 comentários:

Joaninha disse...

Excelente matéria Sitio e meu sincero desejo de que as pessoas saiam do sofá (zona do conforto e a alegria para os corruptos saber desta atitude no mínimo, passiva) e com determinação e consciência lutem com sabedoria pelos seus direitos.E desculpe, mas se quiserem continuar "sentados", então não deviam reclamar de nada e aceitar resignados o que lhes oferecem, ou seja, quase nada. Abs!

Joaninha disse...

Julho de 2014...

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...