Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 3 de agosto de 2013

AOS MESTRES, CAPOEIRISTAS e CAXINGUELÊS...


DICIONÁRIO DA CAPOEIRA
(os verbetes mais falados na capoeira)

Abadá: Na capoeira, abadá significa roupa ou o uniforme do(a) Capoeirista.
Abalá: Corruptela do verbo abalar. "Por-se em movimento", "Ir para abaixo".
Acarajé: Bolinho da culinária, afro-baiana, feito de massa de feijão fradinho.
Adufe: Pandeiro quadrado, usado amais de cem anos. A palavra vem do árabe ad - duff.
Agogô: Instrumento de percussão utilizado na capoeira, de origem africana.
Amazonas: Toque de berimbau.

Angola: Nome de um país africano; estilo tradicional da capoeira, a primeira capoeira.
Armada: Golpe de capoeira, gira o tronco, elevando a perna fazendo um semicírculo no ar.
Armada Pulada: Armada, elevando a perna que está no chão.
Arrastão: Golpe em que o capoeira coloca as mãos na parte extrema das pernas do adversário e puxa-os para o lado ou para frente, empurrando com o corpo com o objetivo de derruba -lo.
Aruanda: Lugar onde moram os Orixás e as entidades superiores, para os adeptos dos cultos afro-brasileiros.
Asfixiante: Soco aplicado na garganta do oponente.
Atabaque: Tambor primário utilizado na capoeira, feito com pele de animal distendida sobre um pau oco e percutida com as mãos e é de origem árabe.
Aú: Movimento acrobático conhecido como estrela, de um lado para outro se ergue às pernas apoiando as mãos no chão ficando de ponta cabeça com as pernas abertas e em seguida cai com uma perna e depois a outra, fazendo um semicírculo no ar.
Aú Agulha: Estrela onde o indivíduo une as duas pernas no alto e, realizando movimento de repulsão com as mãos, dá um salto e cai em pé.
Aú Amazonas: Aú mortal, deita o corpo no ar e dá um giro de 360º, caindo em pé. Parafuso.
Aú Bandeira: Salto com apoio ao berimbau onde o indivíduo une as duas pernas lateralmente.
Aú Camaleão: Estrela onde o indivíduo dobra o braço, e sai caindo na negativa.
Aú Chibata: Estrela somente com uma mão de apoio no chão, onde a mão é do mesmo lado da perna que inicia o movimento.
Aú de Coluna: Movimento onde o indivíduo inicia com uma meia-lua de compasso e quando sua perna está no alto, solta com a outra perna uma meia-lua de frente, caindo com a perna que iniciou o movimento, tirando em seguida a mão desse mesmo lado do chão, impulsionando a outra mão para finalizar o movimento caindo em pé.
Aú Dublê: Estrela em que o capoeirista quando está no alto vira a cintura em sentido de uma ponte com uma perna só, tira a mão contrária à perna do chão, dando impulso com a outra mão para subir o corpo e finalizar o movimento caindo em pé.
Aú Fininho: Estrela onde o indivíduo inicia apoiando somente uma mão no chão, para no alto na posição da bananeira e finaliza retornando ao mesmo lugar sem completar a estrela.
Aú Martelo: Estrela em que o indivíduo para no alto, planta bananeira e bate as pernas esticadas paralelamente.
Aú Morcego: Movimento em que o capoeirista coloca uma mão no chão e da uma estrela com as pernas dobradas, estica-as para frente, chutando seu adversário com as duas pernas, e em seguida apóia a outra mão no chão, caindo em pé na posição aú agulha.
Aú Mortal: Aú sem as mãos no chão.
Aú Palito: Estrela em que o indivíduo para no alto, tira uma das mãos do chão , ficando na posição de bananeira com uma mão só, em seguida finaliza o movimento completando a estrela.
Aú Pico: Faz uma estrela, abaixa, coloca a cabeça no chão e faz um pico.
Aú Pirulito: Movimento saindo da meia-lua de compasso, onde o indivíduo apóia somente uma mão no chão, gira o corpo e, em seguida, apóia a outra mão no chão completando uma volta de 360º.
Aú Quebrado: Entre com os cotovelos apoiados no chão.
Aú Role: Estrela onde o capoeirista cai na negativa e sai no role.
Aú Santo Amaro: O indivíduo faz uma estrela e ao tocar uma perna no chão faz outra estrela para o lado oposto.
Aú Tesoura: Estrela onde o capoeirista para no alto e cai dando uma tesoura no adversário.
Aú Virgulino: Movimento em que o indivíduo sai na meia-lua de compasso, enverga o corpo e finaliza o movimento num aú agulha.
Aviso: Toque de berimbau usado para avisar a chegada do capitão-do-mato, feitor ou polícia.
Axé: Energia boa na roda, quanto estão todos respondendo o coro e batendo palmas.

Banzo: Tristeza, saudade, nostalgia.
Bará: Qualidade de Exu, deus nagô, mensageiro entre os demais deuses e o homem.
Barra Vento: "ladode onde sopra o vento". designa o ato de perder o equilíbrio do corpo, como se sentisse uma ligeira tontura. Nome em que se dá a um toque litúrgico, nos candomblés de "nação" Angola. É, também, designativo de um golpe.
Batizado: Cerimônia de iniciação do capoeira; onde ele faz seu primeiro jogo oficial, jogando com um professor.
Beribá: Madeira da qual é feita o berimabau.
Besouro Mangangá: Lendário capoeirista de Santo Amaro / BA.
Balão Cinturado: Golpe em que o indivíduo, de costas para o oponente, abaixa-se, encaixa sua cintura abaixo da cintura de seu adversário, fazendo uma alavanca, puxa-o pelos braços e arremessa-o no chão lateralmente / jogo combinado de acrobacias.
Bamba: Alguém perito no jogo da capoeira, sabe tudo.
Bananeira: Posição em que se fica de cabeça para baixo com o corpo apoiado pelas mãos e pernas para cima.
Banda: Golpe desequilibrante, onde o pé do capoeira acerta o pé de apoio do oponente.
Banda de costas: O capoeira pega o oponente por trás, fazendo uma alavanca com a perna a e empurrando o peito com a mão.
Bangalô: Rancho de palha, casa de palha bem rústica.
Barra-vento: Termo náutico: “lado onde sopra o vento”. Toque de atabaque para o jogo de “maculelê” com facão é mais rápido que o maculelê.
Bate-coxa: Variante de capoeira, onde improvisa -se uma roda, a luta para quando um dos lutadores desiste.
Batizado: Onde o capoeira faz o seu primeiro jogo oficial, jogando com mestres ou professores, recebendo sua graduação de acordo com o nível técnico adquirido durante determinado tempo de treinamento.
Batuque: Jogo semelhante ao da capoeira, onde oponentes dão pernadas um no outro tentando derrubar.
Benção: Golpe desequilibrante e traumatizante de capoeira, que atinge o adversário com um pontapé frontal com o solo do pé.
Berimbau: Instrumento de percussão comanda a roda de capoeira, manda no ritmo e no jogo.(cabaça, arame e um pedaço de pau.).
Berimbau de boca: Tipo de berimbau usado por velhos angoleiros, e cuja corda, de capo-tambo, era dedilhada ou percutida com uma faca ou vareta, á medida que o tocador corre os dentes por ela para obter efeitos variados de som.
Bico de Papagaio: Movimento acrobático em que o capoeirista apóia uma das mãos no chão, ao lado do corpo, elevando as duas pernas, chutando em direção ao próprio rosto com a perna contraria a mão de apoio.
Bimba: Mestre de capoeira que criou o estilo Regional.
Biriba: Madeira da qual é feito o berimbau.
Boca de Siri: Golpe onde o capoeirista puxa para frente, segurando na boca da calça das duas pernas do adversário com o objetivo de derruba -lo.

Cabaça: Utilizado como o resonator no berimabau.
Calentar: Corruptela de acalentar. Em algumas cantigas: "fazer calar uma criança".
Camafeu: Pedra semi-preciosa com duas camadas de cor diferente.
Camboatá: tipo de peixe pequeno que vive em água-doce. Segundo Teodoro Sampaio, "o que anda pelo mato".
Camará: Corruptela de camarada. Nas cantigas de a acepção de companheiro.
Candomblé: Religião dos negros lorubá, na Bahia.
Capitão-do-mato: Indivíduo que se dedica à captura de escravos foragidos.
Capoeira de Angola: surgiu na época da escravidão. Ritmo lento, trabalha com ginga e malícia dos jogadores.
Capoeira Regional: mais defensiva, os movimentos são mais rápidos. Há introdução de golpes de outras lutas e os jogadores estão quase sempre de pé. Tem caráter desportivo, é praticado com método, exercícios fícos; possui regras e pode ser praticada em campeonatos.
Carmo: Ladeira de bairro em Salvador na Bahia.
Caxinguelê - Menino que joga capoeira.
Caxixi: Saquinho de palha, provido de alga, que o tocador de berimbau segura junto com a vareta que tange o instrumento.
Chamadas de capoeiras: Toque de berimbau, que avisa os capoeiristas que a roda está se formando.
Cintura Desprezada: Jogo de balões criado por Mestre Bimba.
Dar a volta ao mundo: Geralmente quando o capoeira vai ao chão ou está muito cansado, o capoeira faz um sinal e da uma "volta ao mundo" , ou seja, uma volta na roda, sempre no sentido anti-horário.
Dendê: Planta da família das palmáceas, conhecida ou dendezeiro. O dendê foi trazido para o Brasil pelos negros africanos. Para Alexandre da Silva Correa, os negros usavam dele para untar o corpo, ficar com a pele macia e lustrosa. Também é usada como tempero, óleo e outros...
Dobrão: Moeda utilizada para tocar o berimbau.
Esquenta Banho: Capoeira sem acompanhamento dos instrumentos, após a aula na Academia de Mestre Bimba.
Ginga: Balanço do corpo de um lado para outro, ritmado; movimento fundamental do capoeira.
Graduado: Estágio onde o capoeira já tem um certo domínio da capoeira e já está preparado para dar aulas.
Grão-mestre: O mais alto nível que um capoeira pode chegar; domínio total da capoeira.
Iaia / Ioio: Diminutivo de sinhá / Diminutivo sinhô.
Iê: Interjeição, na capoeira significa silêncio e atenção; usado para interromper o jogo de capoeira na roda ou para substituir os jogadores.
Iuna: Toque de berimbau sem canto, criado por mestre Bimba. Jogado por alunos mais avançados, onde predomina os floreios na roda.
Lemanja: Orixá feminino, rainha do mar.
Maculelê: Misto de dança de bastões, de Santo Amaro, remanescente dos antogos cucumbis, incorporada à capoeira e demonstrada em apresentações e cerimônias de batismo; dança guerreira.
Mandingueiro: Corruptela de mandingueiro. Deriva de mandinga, feitiço, bruxaria.
Orixá: Divindade africana das religiões afro-brasileiras, especialmente Gege-nagô.
Patuá: Amuleto Protetor.
Quilombo: Lugar onde se escondiam os escravos fugidos. Sendo Palmares o mais famoso.
Rabo de Arraia - Meia lua de compasso sem as mãos no chão.
Rasteira: Golpe desequilibrante em que o capoeirista, apoiando uma das mãos, se agacha sobre uma perna, enquanto a outra, esticada, descreve um semicirculo para frente, procurando arrastar e derrubar o adversário.
Rasteira Baiana: Rasteira onde a perna que arrasta o adversário, descreve um semicirculo para trás. Pode ser chamada de rasteira ao contrário.
Roda: Círculo formado por capoeiristas onde duas pessoas, ao centro, jogam capoeira, sendo substituídas por outras ao decorrer do jogo, enquanto as pessoas que estão em volta batem palmas e respondem o coro cantado e tocado por capoeiristas.
Roda de Pau: Jogo de capoeira mais agressivo, com golpes traumatizantes, onde os capoeiristas estão quase sempre em pé e tem como alvo acertar o oponente.
Roda Gigante: Movimento em que o capoeirista faz um macaco em pé, jogando uma perna e depois a outra.
Rolamento de Costas: Movimento que se faz girando o corpo para trás, sobre a cabeça, e voltando a posição normal.
Rolamento de Frente: Movimento que se faz girando o corpo, para frente ou para trás, sobre a cabeça e caindo de lado.
Role: Movimento em que o capoeirista desce na negativa fazendo uma volta de 360º graus para o lado em que a perna esta esticada, retornando a posição de ginga. 
S Dobrado: Ameaça de rasteira onde o capoeirista na posição da negativa, chuta para trás com a perna que está estendida, subindo num macaco sem colocar o pé no chão.
Samba de Roda: Roda de capoeira para homens e mulheres, sempre em casais, onde estas sambam e se divertem.
Samba Duro: É o samba só para homem, onde eles sambam e emitem golpes tentando derrubar os adversários.
Santa Maria: Toque de Berimbau.
São Bento: Santo protetor dos capoeiras.
São Bento: Grande de Bimba - Toque de berimbau, inventado por Mestre Bimba.
São Bento Grande Regional: Toque de berimbau inventado por Mestre Bimba.
São Bento Pequeno: Toque de berimbau.
Sapinho: O capoeirista faz uma negativa, trocando-a de lado para outro sucessivamente.
Senzala: Local onde morava a escravaria, sob o comando de um senhor / Também é o nome do grupo de capoeira mais famoso do Brasil Centro Cultural Senzala de Capoeira Fundado em 1964 por Mestre Peixinho.
Seqüência de Bimba: Seqüência de golpes e movimentos criados por Bimba para a Capoeira Regional.
Sinhá: Corrutela de Senhora.
Senhô: Corrutela de Senhor.
Suicida: Salto para cima seguido de rolamento.Ticum: Faca de madeira.

Tucum: Faca de osso de animal ou de gente.
Telefone: Tapa que se aplica, simultaneamente, com as mãos em concha, nos dois ouvidos do adversário.
Tesoura de Costa: Golpe desequilibrante em que o capoeirista entra numa rasteira baiana, coloca uma das mãos no chão, jogando a outra perna no abdômen do adversário, derrubando-o para trás.
Tesoura de Frente: Golpe desequilibrante em que o capoeirista entra numa rasteira de frente, jogando a outra perna no abdômen do adversário, colocando as duas mãos no chão, derrubando-o para trás.
Tesoura de Pescoço: Golpe desequilíbrante em que o capoeirista, apoiando as mãos no chão, procura prender com as pernas o pescoço do adversário para derrubá-lo.
Tesoura Voadora: Tesoura de frente onde o oponente pula para aplicar o golpe.
Tombo da Ladeira: O capoeirista dá uma estrela, o oponente entra em baixo do golpe, aplica uma cabeçada e puxa-o em seguida pelos braços, arremessando -o para frente, o capoeirista sai num mortal de frente.
Vadiar: Jogar capoeira por prazer, por divertimento; na época da escravidão a vadiação era nas horas de lazer e descanso.
Vara ou Verga: Pedaço de madeira que é composto o berimbau.
Vingativa: Golpe em que o indivíduo posiciona-se lateralmente e coloca uma das pernas atrás das pernas do adversário empurrando-o para trás com o braço aberto.
Voadora: O capoeirista corre e aplica uma chapa pulada.
Volta ao Mundo: Quando dois capoeiristas interrompem o jogo, correndo em círculo e descansando em seguida, cuidado, está dentro da roda.
Vôo do Morcego: O indivíduo corre e salta com os dois pés juntos no adversário.

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